Guia de Raças


    KUVASZ


Com um instinto forte em proteger crianças, o Kuvasz, ao presenciar uma invasão de ladrões na residência, é o primeiro a se posicionar e defender a menor criança da casa.

 

"Quando passeio na rua com meus cães, e eles ouvem alguma criança chorar, vão perto para certificarem que está tudo bem", conta o criador da raça Valter Pereira da Silva. "Caso contrário, se virem os pais batendo na criança, tenho de segurá-los forte, pois querem protegê-la." Inteligente, aprende com facilidade os comandos de seu dono.

 

Sua pelagem é longa, macia e branca. Debaixo dela há um subpêlo lanoso, mais fino, que o protege da sujeira e parasitas, por isso é considerado um dos cães mais limpos existentes.

 

"A escovação pode ser quinzenal, pois seu pêlo não tem oleosidade e cheiro", diz Pereira da Silva. Em regiões frias, o pêlo do Kuvasz fica crespo e fechado, protegendo-o do frio. Já em regiões quentes, seu pêlo fica alto e liso, protegendo-o contra os raios solares.

 

O Kuvasz pode medir de 66 a 76 centímetros de altura e pesar de 30 a 50 quilos.


CUIDADOS BÁSICOS


Cão grande que precisa de exercícios para gastar energias e evitar o ganho excessivo de peso. Embora seja robusto e saudável, o Kuvasz está propenso a problemas de desenvolvimento ósseo. A alimentação deve ser equilibrada, pois tem tendência à obesidade. Assim como outras raças grandes, pode sofrer de displasia no quadril. A escovação na pelagem longa pode ser feita quinzenalmente.

 

Porte: Grande

Origem: Hungria

 

Curiosidade

O Kuvasz é forte e resistente a intempéries e grandes caminhadas. Se sente bem tanto em altas temperaturas, como em baixas temperaturas.

A proteção dos pêlos do Kuvasz contra o calor e o sol é tão grande que, se colocarmos um termômetro na pele de um Kuvasz e, no mesmo ambiente ensolarado, colocarmos um termômetro na pele de um Labrador, a temperatura do Kuvasz estará dois graus mais baixa.

 

História

Cão de guarda oficial da Hungria durante a Segunda Guerra Mundial, o Kuvasz foi, nesse período, muito perseguido pelos soldados alemães que invadiam as cidades daquele país. A matança foi tanta que, após a guerra, sobraram apenas 30 exemplares da raça. Com o passar dos anos, no entanto, a lealdade e o companheirismo característicos dessa raça foram reconquistando os criadores e o Kuvasz voltou a fazer parte da vida das pessoas.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem