Guia de Raças


    MASTIM NAPOLITANO


Cão adotado pela máfia italiana, originário da cidade de Nápoles, o Mastim Napolitano era usado na Roma Antiga para lutar contra leões, tamanha sua bravura.

 

Esta característica é mantida ainda hoje neste cão de guarda, fiel às pessoas da casa. "Com estranhos, ele não fica latindo, ataca", afirma a criadora Marise , do Canil Villa Boticelli. "O impacto da mordida é de 2,5 mil a 3 mil quilos e chega a partir o osso", avisa.

 

Segundo ela, as pessoas se assustam com o tamanho grande e o peso do Mastim, que pode alcançar de 50 a cem quilos, passando a impressão de ser lento e "paradão". "Mas não é nada disso. Ele dá a vida pelo seu dono", diz.

 

O Mastin Napolitano impressiona. Possui aspecto maciço, forte, robusto e majestoso. A cabeça é grande, cheia de pregas. O peito é largo e bem desenvolvido. A pelagem é densa e brilhante, sendo de preferência cinza, cinza-chumbo e preta. Sua altura varia entre 60 a 73 centímetros e seu peso pode chegar de 55 a 85 quilos.   


CUIDADOS BÁSICOS


Não é aconselhável ser criado em locais quentes. Apartamentos também estão fora de questão, uma vez que se trata de um cão grande de guarda, que requer espaço para exercícios diários. O problema mais comum do Mastim é o ocular. Outros registros apontam displasia no quadril e cotovelo, hipotireoidismo, problemas cardíacos e cutâneos. Na hora do banho, atenção às dobras na cabeça, que devem ser limpas e enxugadas com cuidado. Sua média de vida é de 7 a 9 anos.

 

Porte: Grande

Origem: Itália

 

Curiosidade

Quando nasce, um Mastim Napolitano pesa, em média, meio quilo. E, pouco mais de dois meses depois, esse peso já ultrapassa os 12 quilos. Por volta dos três anos, na plenitude de sua forma, este cão chega a comer quase quatro quilos de ração diariamente.

 

História

O rústico Mastim Napolitano se desenvolveu como guardião no sul da Itália desde a época romana. A raça descende de um antigo Molosso, que foi levado para Roma para lutar nas arenas.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem