Guia de Raças


    PAPILLON


Raça franco-belga de companhia, o Papillon passou pelos nobres colos de personagens das cortes européias, como os de Maria Antonieta, Luís XIV e Madame de Pompadour.

 

Ao seu tamanho pequeno, fácil de carregar, uniram-se o temperamento meigo, tranqüilo e garboso, diferenciado pelas orelhas eretas em formato de asas de borboleta. Daí o nome Papillon, que significa borboleta em francês. As orelhas eretas surgiram no fim do século 19, sendo perpetuadas por criadores belgas. Mas há também uma outra espécie da raça de orelhas caídas, chamada Phalene (em francês, mariposa).

A pelagem do Papillon é fácil de ser tratada e se apresenta nas cores preta, vermelha e mel, misturadas com branco. Sem subpêlo e ondulada, basta escovação semanal e banho quando estiver sujo.

 

Apesar de ter sido desenvolvido para ser um cão de companhia, possui certa reserva com estranhos e só aceita carinho deles quando são bem-vindos pelo dono.

 

Por causa do seu tamanho e fragilidade, não é indicado para crianças ou conviver com animais grandes, uma vez que pode facilmente se machucar com movimentos mais bruscos. Sua altura pode chegar a 28 centímetros e o peso varia de 2,5 a 5 quilos.     


CUIDADOS BÁSICOS


Pequeno, vive bem em apartamentos e locais tranqüilos. Doenças articulares, oculares e respiratórias são as mais comuns que afetam esta raça. Como alguns cães de pequeno porte, ele tem tendência a desmaia devido à baixa de glicose no sangue, quando ficam longos períodos sem se alimentar. A pelagem deve ser escovada para evitar nós.

 

Porte: Pequeno

Origem: Bélgica/ França

 

Curiosidade

Talvez nenhum outro cachorro tenha aparecido tanto em trabalhos de pintores famosos como o Papillon. O xodó da aristocracia européia foi retratado nas telas de Rembrandt, Boucher, Fragonard, Ticiano, Van Dyck, Watteau e West.

 

História

Sua primeira representação conhecida é do início do século 14, em afrescos de uma igreja de Assis, na Itália, pintados por Giotto. Acredita-se que tenha nascido da fusão do extinto Spaniel Anão da Bélgica com alguma raça canina oriental.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem