Guia de Raças


    SCOTTISH TERRIER


O Scottish Terrier é um cão de caça e de companhia, com peso que varia de 8,5 a 10,5 quilos e a altura entre 25 e 28 centímetros. Possui pelagem lisa e subpêlo curto e suave. A cor preta é a mais popular, porém pode apresentar diferentes tons de cinza, areia ou malhado.

 

Adapta-se bem a estilos de vida diferenciados, podendo viver sem problemas no campo e na cidade, resistindo a variações climáticas e ambientes diversos. A pelagem é lanosa, o que dificulta a infiltração de água ou neve. O subpêlo denso o ajuda a sentir menos as temperaturas extremas.

 

"Ele quase não late e gosta muito de toca", informa o criador Josemar Barbosa Lima, do Canil Von Der Stockhausen, de Teresópolis (RJ). Isso faz parte do seu instinto caçador, razão pela qual ainda tem o terrível hábito de caçar ratos, exigindo atenção do seu dono nesse sentido. Segundo Lima, este cão possui temperamento vivaz e alegre. "Pode viver até 15 anos e precisa de escovação diária", informa.  


CUIDADOS BÁSICOS


Vive bem em apartamentos, é silencioso, mas precisa sair para passeios diários. Tem mais probabilidade de desenvolver câncer do que outras raças, especialmente na bexiga. A pelagem precisa de escovação e tosa regulares para se manter saudável. Sua média de vida é de 11 a 13 anos.

 

Porte: Pequeno

Origem: Escócia

 

Curiosidade

O Scottish Terrier, carinhosamente chamado de Scottie, é o cão símbolo da Escócia, mas acabou conquistando a preferência de personalidades mundiais, como os ex-presidentes dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt e Ronald Regan e o ator Humphrey Bogard.

 

História

Segundo registros, o Scottish Terrier foi criado na Escócia pelo capitão Gordon Murrray e por S. E. Shirley, que trabalharam no sentido de desenvolver seu típico físico característico: pequeno porte, aparência sólida e boa musculatura, bem distribuída em seu corpo largo e de cabeça proporcional ao corpo.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem