Guia de Raças


    SHIBA


Este cão lembra um Akita anão. Tem a constituição bem equilibrada e robusta. A pelagem, semelhante à pelúcia, é forte e reta, com um subpêlo suave. As orelhas são triangulares e eretas, ligeiramente inclinadas para frente.

 

O Shiba pode ser encontrado em tons vermelho escuro, preto, preto e vermelho, tigrado, branco com reflexos vermelhos e cinza e vermelho mais claro. Sua altura varia entre 36 e 41,5 centímetros e seu peso entre 9 e 14 quilos.

 

Este cão é semelhante a um felino, por seu caráter independente e engenhoso, sendo capaz de se entreter sozinho, por horas. Reservado com estranhos, é leal, fiel e afetuoso.    


CUIDADOS BÁSICOS


Esta raça adapta-se melhor em locais espaçosos. As doenças mais freqüentes são glaucoma, catarata, displasia no quadril, alergias alimentares e luxações na rótula. Há ainda alguns casos de epilepsias. Apesar disso, é um cão resistente, que chega a viver de 12 a 15 anos. A pelagem é fácil de manter saudável, com escovação regular.

 

Porte: Médio

Origem: Japão

 

Curiosidade

A raça quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial, pois os cães eram usados nos campos de batalha, onde eram facilmente mortos.

 

História

O Shiba originou-se nas ilhas japonesas há 3.000 anos, provavelmente descendente de cães vindos dos mares do sul. Participaram do seu cruzamento tipos antigos como o Shinshu, Mino, Sanin e outros cães pequenos nativos.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem