Guia de Raças


    SHIH TZU


Descendente de linhagem nobre, esse cãozinho tem porte altivo e pelagem comprida e sedosa, com bastante subpêlo. É encontrado nas cores preta, branca, dourada e castanha (a cor branca costuma ser a mais requisitada). Possui cabeça redonda e os olhos bem separados e, por causa do formato de seu rosto, é conhecido como "cão crisântemo".

 

O rabo é peludo, elevado e encurvado sobre o dorso. Sua altura varia entre 20 e 28 centímetros e seu peso entre 4 e 8 quilos.

 

Segundo Nadege Saviano Botelho, do Canil Thamis River, de São Paulo (SP), esse cão de companhia é muito calmo: "Não late, é tranqüilo e gosta de colo de criança". "Mas precisa de escovação todos os dias ou pelo menos três vezes por semana", indica.    


CUIDADOS BÁSICOS


Sensível a temperaturas elevadas, prefere lugares frescos e se adapta bem a apartamentos. Sua expectativa de vida varia de 13 a 15 anos. Os problemas de saúde que mais o acometem são hepáticos, renais e displasia no quadril. Podem também ter doenças oftalmológicas. A pelagem longa requer escovação diária para livrá-la de nós e tosa adequada. É bastante indicado a pessoas que têm alergia a pêlos já que eles caem pouco e sua estrutura é semelhante ao do cabelo humano.

 

Porte: Pequeno

Origem: China

 

Curiosidade

Na corte chinesa, o Shih Tzu era criado pelos eunucos, que competiam entre si para ver quem conseguia o melhor cão que, depois, seria dado ao imperador. Seu nome, em mandarim, significa "leão".

 

História

Como o Pequinês, o Shih Tzu surgiu no Oriente, sendo aperfeiçoado na China, onde foram os favoritos dos imperadores e do povo chinês, que admiravam muito seu focinho curto. Acredita-se que os primeiros exemplares da raça tenham sido presentes do Dalai Lama Tibetano ao imperador da China, por volta de 1640. A raça só foi oficialmente reconhecida internacionalmente em 1957.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem