Guia de Raças


    WHIPPET


O Whippet, cão de olhar curioso e aparência exótica, é uma raça pouco difundida no Brasil e mais conhecida na Europa (originou-se na Grã-Bretanha) e nos Estados Unidos.

 

Entre suas características, podemos citar que é um cãozinho esguio, de estatura média, esperto e veloz. Além disso, possui pêlo fino e curto e é quase sem cheiro. Sozinho, ele se lambe constantemente e aprende facilmente a utilizar o "banheiro" indicado pelo dono, mantendo-se sempre elegante.

Quando filhote, o Whippet age como uma criança, agitado e brincalhão. No entanto, quando cresce vai se tornando mais tranqüilo e raramente rosna ou late para alguém.

 

Também é um ótimo cão para a prática de esportes, como a corrida, e um companheiro exemplar para o lar. Sua altura varia de 44 a 51 centímetros, podendo chegar aos 12 quilos.

 

Dentro de casa, no entanto, exige atenção 24 horas por dia, pois, como consegue pular até alturas incríveis, mesas com guloseimas e armários recheados de comidas são facilmente alcançados por esse ágil cãozinho.

 

Já aqueles que moram em apartamento e, mesmo assim, gostariam de ter um cão Whippet, recomenda-se que coloque grades em todas as janelas.


CUIDADOS BÁSICOS


Um dos cães mais rápidos do mundo, precisa de exercícios. Se for criado em apartamento, passeios diários são recomendáveis. A média de vida varia de 12 a 15 anos. Geralmente saudáveis, não são propensos a infecções da orelha, alergias de pele ou problemas digestivos. Também não são registrados casos de displasia no quadril. A pelagem curta é de fácil manutenção.

 

Porte: Médio

Origem: Grã-Bretanha

 

Curiosidade

O Whippet é hoje um dos cães mais velozes do mundo. Em uma corrida, pode chegar a atingir 65 km/hora. É praticamente imbatível em corridas de curta distância.

 

História

Com o sucesso das corridas de cães no norte da Inglaterra, criadores locais, no século 19, precisavam melhorar a aceleração do Terriers usados neste esporte. Cruzaram, então, exemplares de terriers especialistas em perseguições com Greyhounds. O cruzamento dessas duas raças deu origem aos Whippets encontrados hoje.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem