Guia de Raças


    YORKSHIRE TERRIER


Mais parecido com uma "bolinha" de pêlo sedoso e liso, o Yorkshire Terrier é uma das raças de luxo mais cobiçadas no país. Sua altura pode chegar aos 23 centímetros e o peso até três quilos.

 

Com "ar" imponente e energia eletrizante, o Yorkshire possui focinho não muito longo, olhos escuros e orelhas em forma de "V". Seu pêlo é em tom azul aço-escuro no dorso, e castanho intenso no peito, na cabeça e nos membros, com tonalidades mais claras nas pontas.

 

Apesar de pequenos, quando se deparam com cães maiores não pensam duas vezes em latir e defender seu território, sem medo. Irrequietos, ficam no colo por pouco tempo, mas gostam do convívio com seres humanos, a quem são devotados e afáveis.  


CUIDADOS BÁSICOS


Adapta-se bem a apartamentos, mas é bastante irrequieto e barulhento. Bronquite, problemas alérgicos, oculares, articulares e digestivos são os problemas mais comuns na raça. Como alguns cães pequenos, podem desmaiar por causa da baixa de açúcar no sangue, em decorrência de longos períodos sem se alimentar. A pelagem longa deve ser escovada diariamente para evitar que se embarace. A média de vida é de 10 a 15 anos.

 

Porte: Pequeno

Origem: Inglaterra

 

Curiosidade

Por ter sido escolhido como cão de estimação da Rainha Victoria, da Inglaterra, esta raça foi adotada pelas senhoras da aristocracia e alta burguesia do país, que orçava seus cães conforme seus vestidos usados na corte.

 

História

Derivado do cruzamento entre as raças Skye Terrier, Dandie Dinmont, Manchester Terrier e o Maltês, o Yorkshire foi utilizado, no princípio, por operários do condado de York, na Inglaterra, no século 19, para caçar roedores nas minas de carvão, pois é um cão pequeno, fácil de transportar. Com o tempo, a característica de caçador perdeu-se totalmente e a nova raça foi aperfeiçoada como cão de companhia até chegar ao que conhecemos hoje. Seu primeiro padrão foi registrado em 1898.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem