Guia de Raças


    BEDLINGTON TERRIER


Por trás da frágil aparência de "carneirinho" desta raça, escondem-se a força e a valentia de um "lobo", que combina o aspecto exótico a um temperamento meigo e obediente de um cão de companhia e excelente para crianças.

 

Em sua terra de origem, ele era utilizado como cão de caça no combate aos ratos das minas de extração. Conta a lenda que os mineiros e lutadores da época apostavam grandes quantias nas lutas entre os Bedlingtons de suas respectivas criações.

 

Uma vez na briga, este cão era o mais digno lutador e nela permanecia até a morte. Por meio de acasalamentos, a raça ficou maior, mais pesada e passou a ser apreciada como cão de companhia pela nobreza européia, cujas características principais são a atividade e a curiosidade.

 

O Bedlington Terrier pode medir de 33 a 37,4 centímetros e pesar entre 7 a 10 quilos. A pelagem é espessa e eriçada, de cor azul, marrom ou areia, com ou sem marcação de castanho. Ao se movimentar, a impressão que se tem é de galope em grande velocidade.


CUIDADOS BÁSICOS


Como todo cão, gosta de dar suas voltinhas. Adapta-se bem a apartamentos, mas não gosta de dividir espaço com outros animais. O pêlo lanoso e encaracolado precisa de tosa especializada. É preciso ter atenção quanto à alimentação, pois esta raça tem propensão a doenças hepáticas, como acúmulo de cobre no fígado. Sua média de vida é de 13,5 anos, mas já houve registros de um cão ter vivido 18,4 anos. As principais causas de morte constatadas são idade avançada (23%), urológicas (15%) e hepáticas (12,5%).

 

Porte: Pequeno

Origem: Inglaterra

 

Curiosidade

O Bedlington é ciumento e não gosta de dividir as atenções de seu dono, principalmente se for com outro cão.

 

História

O Bedlington Terrier surgiu na região de Northumberland, no noroeste da Inglaterra, no condado mineiro de Bedlington, de onde deriva o seu nome. As primeiras menções datam de 1882. Até 1825, era conhecido como Rothburny Terrier ou Fox Terrier dos Condados do Norte.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem