Guia de Raças


    CHOW CHOW


"Nunca vire as costas para um Chow Chow, pois ele pode lhe morder." Este é o aviso dos criadores para aqueles que ainda não conhecem a raça.

 

Cão temperamental, de origem chinesa, o Chow Chow foi muito utilizado como cão de guarda no passado. Hoje, virou cão de companhia, mas não abandonou suas características de guerreiro, por ser fiel e corajoso.

 

"O Chow Chow é um cão de um dono só", diz Alexandra Cristina Kramer, criadora de 31 cães e proprietária do Canil Golden Dog, em Jundiaí (SP). "Só é bonzinho com as pessoas conhecidas."

 

Dentro da raça, os machos são os mais bonitos. "Mas são independentes em relação ao dono, como as fêmeas. Não gostam de colo e brincadeira", afirma Alexandra.

 

Para esse cão, sombra e ambientes calmos são os melhores locais na casa. Se o dono deixar, fica longas horas deitado em um canto, descansando.

 

Com a língua azulada, característica marcante da raça, pode ter as cores preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, com nuanças mas sem manchas. Sua altura varia de 46 a 56 centímetros.

 

Quem não gosta de escovar pêlo de cão deve desistir de criar o Chow Chow, pois ele é peludo e tem de ser escovado todos os dias.


CUIDADOS BÁSICOS


Cão que se adapta bem a apartamentos, por gostar de ambientes tranqüilos. Peludo, requer escovação diária para manter a pelagem bonita. É uma das raças mais afetadas por displasia do quadril. Outras doenças detectadas são as oculares, doenças da tireóide, problemas nas rótulas e articulares. A média de vida deste cão varia de 10 a 13 anos.

 

Porte: Médio

Origem: China

 

Curiosidade

Os chineses têm uma lenda só para explicar a boca e língua azuis dos chow chows, eles dizem que, durante a criação do universo, quando Deus resolveu pintar o céu de azul, teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão, então, um chow chow, que observava o trabalho lambeu as gotas e ficou com a boca azul.

Na China Imperial, a carne de Chow Chow era uma iguaria muito disputada pela nobreza. O convidado principal tinha a honra de comer a língua e, assim, tinha certeza de que estava comendo uma legítima carne de Chow Chow. Em chinês, Chow Chow significa "cão leão-empolado". A raça também é chamada de Tang Quan, "Cão da Dinastia Tang".

 

História

Apesar da raça ter sido definida na China, a origem do Chow Chow fica na Mongólia. Esta é uma das raças mais antigas que se tem conhecimento. Existem estátuas com mais de 4 mil anos em que este cão é retratado. Algumas escrituras com mais de mil anos também fazem referência ao Chow Chow. Marco Polo em viagem à China, no século 18, também conheceu este cão que, mais tarde, foi levado à Inglaterra e apresentado como um exemplar selvagem. A nobreza inglesa encantou-se pelos cães parecidos com ursos e passou a criá-los.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem