Guia de Raças


    COCKER SPANIEL INGLÊS


Excelente cão de caça no passado, o Cocker Spaniel Inglês é atualmente um ótimo cão de companhia para quem gosta de passear com cães.

 

Extremamente agitado, adora brincar com crianças e pode ficar horas correndo pelo jardim, simulando uma caça às aves que aparecem pelas redondezas. Também costuma ser companheiro e um ótimo cão de alerta.

 

Gastando toda essa energia, o Cocker Spaniel pode ter um apetite de glutão. "Por isso, é importante controlar sua alimentação. Se não praticar exercícios, pode ficar obeso", diz Ana.

 

Em relação à sáude, por ter orelhas caídas e longas, o Cocker Inglês, como o Americano, tem grande tendência a desenvolver otites. "Para evitá-las, deve-se enxugar muito bem as orelhas do cão depois do banho."

 

A pelagem apresenta uma variedade de cores, podendo ser bicolores e até tricolores. Os machos variam de 39 a 41 centímetros de altura e as fêmeas de 35 a 39 centímetros. O peso vai de 13 a 15 quilos.


CUIDADOS BÁSICOS


Vive bem em apartamentos, não muito pequenos, pois são bastante ativos e ruidosos. Sua vida média é de 11 a 12 anos, um ano a mais do que o exemplar americano. Os problemas mais comuns que o levam a morte são câncer (30%), idade avançada (17%), cardíacos (9%) e uma mistura delas (7%). As orelhas devem ser limpas semanalmente para evitar otites. Costuma apresentar também alergias cutâneas, catarata e surdez. A alimentação deve ser controlada para evitar obesidade.

 

Porte: Médio

Origem: Inglaterra

 

Curiosidade

São os cachorros mais populares do mundo. No Brasil, em 2000, ocupava a sexta posição, com 3.257 registros. Em Portugal, ocupa há cinco anos o primeiro posto na lista de registros. Na Espanha, está na segunda posição.

 

História

O Cocker é o mais antigo cão dos Spaniels Ingleses, conhecidos desde o século 14 e geraram sete raças distintas, entre elas o Cocker Spaniel Inglês que surgiu por volta de 1800. Nessa época, a cada ninhada, os cães menores, chamados de Cocker, eram separados dos maiores, chamados de Springers. Com essa seleção genética, as raças se separaram até o padrão ser definido, entre 1870 e 1880.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem