Guia de Raças


    DACHSHUND (TECKEL)


O Dachshund, que no Brasil é chamado oficialmente de Teckel, é comprido, musculoso, compacto, de corpo baixo, e encontrado em cinco variações: duas de peso e três de pêlo.

 

Há dois tamanhos de Dachshund: o standard, que pesa entre cinco e dez quilos, e o miniatura (toy), com menos de cinco quilos.

 

Existem, também, três tipos de pelagem: pêlo liso, curto, espesso e brilhante; pêlo duro, áspero, com barba e subpêlo fino; e pêlo longo, comprido, fino e brilhante. Sua cor pode ser castanho-avermelhada, preta e caramelo ou azul, classificação dada ao preto mais acinzentado.

 

Quem tem um cão desta raça deve evitar que ele salte de certas alturas, por causa do seu torso comprido. Também é preciso controlar sua gula para que não se torne obeso quando adulto.

 

Em geral, o Dachshund faz buracos na terra para enterrar brinquedos ou ossos. As cadelas também cavam para preparar o ninho dos filhotes. O faro é bastante apurado, por causa do instinto caçador.

 

O proprietário deve impor certa disciplina e reprimir o animal sempre que ele fizer coisas inadequadas, já que dispõe de muita energia para brincar e fazer bagunça. Leal, valente e amoroso, não gosta de ficar sozinho.


CUIDADOS BÁSICOS


Ativo e brincalhão, pode viver em apartamentos, desde que tenha vários objetos com que se ocupar e vá passear diariamente. Esta raça também não gosta de ficar muito tempo sozinha. Os problemas mais comuns desta raça estão relacionados à coluna e às rótulas. É aconselhável que os donos fiquem atentos para que ele não salte de grandes alturas para seu tamanho. A dieta deve ser controlada, pois tem tendência à obesidade, agravando ainda mais problemas articulares. As doenças hereditárias incluem epilepsia, problemas dentários e oculares, além de alergias. Limpeza semanal nas orelhas e escovações regulares ajudam a mantê-lo saudável.

 

Porte: Pequeno

Origem: Alemanha

 

Curiosidade

No Brasil, a raça é popularmente chamada de "salsicha", por causa de seu corpo longo. Também costuma ser chamado de "Cofap', graças a uma série de propagandas da empresa de amortecedores, veiculada na TV entre os anos de 1989 e 1993.

 

História

Existiu no antigo Egito uma raça de espinha dorsal comprida e patas curtas, orelhas longas, porte elegante e com aproximadamente 14 quilos, retratada em gravuras. Acredita-se que esse cão seja o antepassado do Dachshund que, em alemão, significa "cão texugo". A Rainha Vitória, da Inglaterra, era apaixonada pela raça, encontrada também em outras cortes reais da Europa.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem