Guia de Raças


    DÁLMATA


Famoso no mundo inteiro, principalmente por já ter sido protagonista de filmes como "A Guerra dos Dálmatas" e "101 Dálmatas", é um cão alegre, atento, divertido e sensível, principalmente com crianças. Não é um guardião, mas defende e vigia o lar se necessário. Com manchas pretas pelo corpo inteiro, também é veloz e musculoso. Sua altura varia de 56 a 61 centímetros e seu peso de 25 a 30 quilos.

 

O Dálmata é muito encontrado na Inglaterra e na Itália. "No Brasil, a procura por essa raça só começou depois da explosão do filme '101 Dálmatas'", diz o criador Alysson Freire de Menezes, proprietário do Canil Master Dog, em Janaúba (MG).

 

Na Idade Média, o Dálmata era utilizado para caça, porém, com o passar dos anos, tornou-se um cão de companhia. Em função de sua afinidade com cavalos, acompanhava seus donos quando saíam para passear de carruagem. Daí, surgiu o apelido de "cão de carruagem".

 

Por ter muita energia, prefere viver em lugares amplos, onde pode correr e brincar. "Mas ele vive bem também em apartamentos se o dono levá-lo para passear todos os dias", conta o criador.

 

Segundo Menezes, o Dálmata é um cão que "nunca envelhece", pois, à medida que os anos passam, ele raramente perde sua audição e olfato, como ocorre com a maioria dos cães.


CUIDADOS BÁSICOS


Por ser muito ativo, prefere viver em lugares amplos, onde possa correr e brincar. Pode até viver em apartamentos, desde que saia para passear diariamente. É um cão extremamente saudável e seus problemas de saúde estão mais relacionados à idade avançada, como surdez e artrite. Em média, este cão vive de 11 a 13 anos, embora haja casos de cães que chegam a viver 18 anos. A manutenção da pelagem é fácil, pois não requer cuidados especiais. As orelhas devem ser limpas regularmente.

 

Porte: Grande

Origem: Croácia

 

Curiosidade

O dono de um Dálmata também não deve se assustar quando a cadela der cria, avisa o criador. "Todos os filhotes nascem brancos e só depois de cerca de 20 dias eles adquirem as pintas pretas", conta Menezes.

 

História

Não se sabe ao certo a origem da raça. Oficialmente, ele veio da Croácia, mas muitos criadores atribuem sua origem à Espanha, Egito, Dinamarca e até mesmo à Índia.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem