Guia de Raças


    GOLDEN RETRIEVER


O Golden Retriever é bem equilibrado, atraente e de expressão doce. É simétrico, potente, bonito e elegante.

 

Seu corpo compacto é coberto por uma pelagem espessa e impermeável com bom subpêlo. A qualidade do pêlo e suas abundantes franjas são requisitos imprescindíveis em competições.

 

Sua cor pode ser qualquer tonalidade de creme ou dourado e sua altura varia entre 53 e 61 centímetros. O peso alcança entre 27 e 34 quilos. Como é guloso, toda atenção é pouca para que o cão não fique obeso. Exercícios em sua rotina diária são sempre bem-vindos.

 

Seus antepassados foram os antigos cães pastores do Cáucaso, guardiões e ajudantes dos pastores russos, que confiavam seus rebanhos a esses cães, admirados por serem trabalhadores.

 

Por ser dócil e obediente, é amistoso com crianças, pessoas e outros animais, não suportando ficar sozinho durante muito tempo.

 

Por que ter Golden Retriever


    * Por ser companheiro e amoroso.

    * Por ser extremamente obediente e inteligente.

    * Por ser alegre e resistente.

    * Pelo manejo simples.

    * Pelo temperamento fácil de conduzir.

    * Por acasalar e procriar com facilidade.

    * Por ser sujeito a poucos males graves.

    * Por ser longevo e chegar à velhice em bom estado.

    * Porque é um excelente cão de família.

    * Porque é afetuoso e sociável.

    * Porque é predisposto à obediência.


CUIDADOS BÁSICOS


Cão cheio de energia que fica mais feliz se for criado em lugares amplos e em companhia de pessoas. Embora a raça seja reconhecida por sua vitalidade (a média de vida é de dez a 12 anos), ela está sujeita a doenças específicas, tais como displasia no quadril, câncer, problemas oculares e cardíacos, hemofilia, diabetes, alergias e dermatites. A alimentação deve ser equilibrada, pois tem tendência à obesidade.

 

Porte: Grande

Origem: Reino Unido

 

Curiosidade

A versatilidade é talvez a principal característica do Golden Retriever. Ele tanto pode ser o animal de estimação da família, como o grande auxiliar para caça. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de deficientes visuais.

 

História

O Golden Retriever foi desenvolvido na Escócia e Inglaterra, no final do século 19, para buscar a caça. Seu nome vem do francês "retrouver", que quer dizer "recuperar" ou "encontrar". A raça foi primeiramente desenvolvida por Dudley Marjoriebanks que, mais tarde, viria a ser o primeiro Lorde Tweedmouth. Ele ficou tão impressionado com oito desses cães apresentados num circo, em Brighton, no sul da Inglaterra, que, depois de muita insistência, conseguiu que lhe vendessem todos os exemplares. Esses cães foram levados para a cidade de Guisachan, na Escócia, e passaram a ser conhecidos como Guisachan Retrievers. Acredita-se que no desenvolvimento da raça foram incluídos Tweed Water Spaniels, Terranovas Ligeiros e Setters, resultando em um cão carinhoso e bem-humorado.


   



© 2012. Spa Animal. Todos os direitos reservados.

Administrador

Desenvolvimento e Hospedagem