Quase metade dos donos dorme com seu cão ou gato na cama, apontam pesquisas. Há quem ache isso errado e nada higiênico, enquanto outros dividem o lençol e travesseiro com seus mascotes e vivem felizes com isso.
Mas é preciso tomar alguns cuidados para não impactar no sono ou incorrer em transmissões de alergias e doenças. Por outro lado, a presença do bichano por perto pode funcionar como uma terapia, que mantém os tutores mais relaxados e os pets mais seguros.
Dê uma olhada nas recomendações a seguir para ter uma noite tranquila de sono!
Se você quer o pet na cama...
Fique atento aos movimentos bruscos enquanto dorme, que podem derrubar o pet da cama. Também há risco de sufocar ou esmagar gatos e cães filhotes. Sono muito agitado significa atenção redobrada.
Alguns bichanos dominam a cama a ponto de os donos ficarem sem espaço. Isso pode atrapalhar o descanso adequado. Caso seja impedido desse privilégio, pode tornar-se agressivo ou depressivo, iniciar automutilação ou demarcação de território.
Uma alternativa é acostumar o pet nos pés da cama ou numa posição confortável para ambos. Ou então escolher uma cama grande e espaçosa. Mas cada um deve ter o seu cobertor para um não atrapalhar o sono do outro.
Mantenha a saúde do pet em dia. Em especial, as vacinas anuais e a rotina de vermifugação. Caso ele esteja doente ou em período de tratamento, fale com o veterinário sobre riscos em manter o animal dormindo na sua cama.
Escove o pet com frequência para retirar o excesso de pelos. Troque a roupa de cama sempre, ainda mais se o animal solta muito pelo. Isso vale também para sofás, tapetes e demais estofados, que devem ser lavados com frequência.
Higienize sempre as patinhas do animal antes de deitar, especialmente se ele passeou na rua ou quintal. Manter a rotina de banho e tosa também é necessário para que o peludo durma ao seu lado.
Razões para tirar o pet da cama...
Evite colocar pets na cama se você têm sono leve e dificuldade para dormir. O fato de se preocupar em machucar ou incomodar o bichinho poder ser um agravante para uma noite mal dormida.
Animais idosos podem não ter controle da urina e fezes. E, uma vez acostumados na cama, isso pode se tornar na velhice um grande problema. Gatos podem arranhar sem que você perceba - mantenha as unhas deles bem aparadas e lixadas.
Uma vez permitido dividir a cama com o seu dono, o cão passa a se considerar aceito junto ao líder da matilha. Ele pode não deixar outra pessoa se aproximar da cama de seu dono e, muitas vezes, protege o local com latidos e mordidas.
Comments